No último fim de semana, o Grupo de Atividades em Robótica e Informática (G.A.R.I.) do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul participou da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Etapa Santa Catarina, realizada no Centro Esportivo da UNOESC, em Joaçaba (SC).
Reconhecida como a principal e mais democrática competição de robótica do país, a OBR reúne estudantes em provas que desafiam a criatividade, a cooperação e o conhecimento em programação e eletrônica, com categorias de Resgate e Artística, nos níveis N1 e N2.
O G.A.R.I. esteve representado por 24 alunos, organizados em cinco equipes de Resgate e uma de Artística, todas competindo no Nível 2 (do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio).
Apesar dos desafios técnicos enfrentados por algumas equipes, os resultados foram de grande destaque e orgulho para a instituição.
A Equipe Circuit, formada por Matheus, Nicolas e Kauan, conquistou o 1º lugar na categoria Resgate, garantindo a classificação para a etapa nacional e representando o IFC e o estado de Santa Catarina.
A Equipe Valquírias, composta por Beatriz, Emilly e Nicole, brilhou na modalidade Artística, alcançando o 2º lugar.
Já a Equipe Erro404, formada por Jhony, Pedro, Iuri e Thiago, conquistou o 6º lugar na modalidade Resgate e ainda recebeu o prêmio de Melhor Escola Pública.
Para o professor Cristhian Heck, responsável pelo grupo, participar da OBR vai além da conquista de prêmios, pois proporciona aos alunos experiências práticas de resolução de problemas, trabalho em equipe e aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, sendo um passo importante na formação acadêmica e pessoal.
O professor também registrou um agradecimento especial ao IFC e ao IFC Campus Rio do Sul pelo suporte e incentivo fundamentais para a realização das atividades do grupo e para a participação em competições como a OBR.