Com o objetivo de sensibilizar a comunidade do IFC campus Rio do Sul sobre o Dia da Consciência Negra e, consequentemente, o combate ao racismo, uma semana especial foi pensada e executada com eventos dedicados ao tema:
Na noite desta terça-feira, 18 de novembro de 2025, o SINASEFE, em parceria com o NEABI do IFC – Campus Rio do Sul, realizou a palestra “Cultura Africana: vestimenta e cores”, ministrada por Lamine Sanó, professor substituto de Fruticultura do campus.
Originário de Guiné-Bissau, Lamine compartilhou com o público aspectos marcantes da cultura africana, com destaque para o significado das vestimentas tradicionais, das cores e de suas simbologias. Sua fala proporcionou um momento de conhecimento, reflexão e valorização da diversidade cultural africana e de suas influências no Brasil.
O evento integra as ações referentes ao Dia da Consciência Negra, e foi realizado no Auditório da UU, reunindo sindicalizados, sindicalizadas, estudantes, servidores e membros da comunidade.
Além da palestra, foram expostos na sede um cartaz informativo sobre termos racistas, promovendo a conscientização e o combate ao racismo, uma exposição de jogos com temática africana, já disponível para visitação, além da mesa de jogos temáticos na Unidade Urbana, montada para interação do público.
Os jogos e dinâmicas foram desenvolvidos pelos alunos, com orientação dos professores Clarice e André, da área de Educação Física, contribuindo para ampliar o aprendizado sobre culturas africanas por meio de experiências lúdicas e participativas.
Já na quarta-feira 19/11, pela manhã o Auditório da Unidade Urbana recebeu um bate-papo sobre o tema onde seis alunos foram os protagonistas – palestrantes.
A aluna do curso superior Olga Brieta da Silva Malcher (que cursa licenciatura em matemática) e os alunos do curso técnico em informática para a Internet do terceiro ano do ensino médio Emanoel Vitor Santos Ribeiro; Thiago José dos Santos; Mateus Lucas Andersen Carvalho; Inti Bohmanm Leite da luz e Jhony Horleans Tavares Brito foram os palestrantes e em suas falas abordaram sobre a Diáspora Africana no Brasil: resistência e Desafios.
Uma jornada através da história, da escravidão e da luta contínua contra o racismo, revelando a força e a resiliência do povo negro no Brasil. Além disso, a Cultura e o Legado Africano foram identificados como uma verdadeira Riqueza do Brasil. Um dos momentos mais marcantes do evento foi quando os palestrantes relataram suas vivências e experiências de Vida, ou sofrendo o preconceito e a discriminação racial, ou relatando casos de pessoas próximas.
O público composto por mais de 250 alunos e servidores participou ativamente trazendo relatos sobre racismo, como também a necessidade urgente de um futuro de Equidade e Respeito entre a Nação Brasileira.
O IFC campus Rio do Sul reitera que rejeita qualquer tipo de preconceito e violência e promove um ambiente acolhedor e diverso: “Queremos uma sociedade de equidade e respeito para todas as pessoas”, completa a Diretora Geral Paula Grawieski Civiero.











