Formação ocorreu por meio de um curso de extensão que foi desenvolvido durante todo o ano letivo de 2024.
Na noite desta terça-feira, dia 12, aconteceu, na Unidade Tecnológica do IFC de Rio do Sul, o encerramento do curso de extensão: Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil. A formação foi específica para os professores da Associação de Creches Vovó Belinha e os encontros aconteceram mensalmente durante todo o ano letivo.
A formação foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), professora Tatiana Pires Escobar, e contou com a colaboração da pedagoga Gabriele Goede, a fonoaudióloga Emanuelle Sorgatto e a psicóloga Sabrina Marquez.
O curso abordou diversos temas sobre o autismo, como as comorbidades, autismo em bebês, ABA aplicada na escola, relação família atípica e escola, e também a comunicação alternativa no TEA.
Segundo a coordenadora, a ideia é transformar o projeto e ser uma ação constante do NAPNe/Rio do Sul. ‘Queremos ampliar para mais profissionais que tenham interesse na temática do Autismo e possibilitar uma formação ainda mais ampla”, explicou Tatiana, ministra aulas e realiza pesquisas sobre o Autismo.