A Assembleia Legislativa (Alesc) realizou na última terça-feira, dia 25, uma audiência pública no Auditório da Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense com o objetivo de discutir possíveis soluções sustentáveis para emergências climáticas. O evento contou com a participação de lideranças regionais, entidades e órgãos governamentais, como a Defesa Civil.
A proposta da audiência pública foi a presentada pelo deputado Rodrigo Preis (PT) e aprovada e coordenada pelo também deputado Marcos José de Abreu, o Marquito (Psol), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc. Segundo o proponente, Deputado Preis, “a discussão sobre ações sustentáveis devem passar pelos agricultores, que podem, dentre as suas práticas, fazerem mudanças concretas, como a conservação do solo e plantio direto”.
A diretora Paula Civiero agradece a oportunidade de receber um evento como este para tratarmos sobre um tema tão caro para o nosso Alto Vale. O IFC – Campus Rio do Sul tem estudado propostas de cursos de formação voltados para essa demanda. Cursos de qualificação profissional, cursos técnicos e pós-graduação, como o curso de Agente Comunitário em Defesa Civil e curso de especialização em Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). Esses cursos em parcerias com órgãos públicos como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Epagri, entre outros, vem reiterar nosso compromisso social e a busca por melhorias para a nossa comunidade.