Comitiva de Rio do Sul contou com 61 integrantes, sendo 33 trabalhos expostos na Micti, 4 no Épromundo e 3 no IFCultura.
Entre os dias 26 e 28 de novembro, o Campus Rio do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC) participou da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), realizada no IFC – Campus Blumenau. O evento, que é um dos maiores do gênero no estado, tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e resultados de pesquisas científicas e tecnológicas entre estudantes e servidores do IFC.
A participação do IFC Rio do Sul foi marcante, com um total de 61 representantes da instituição. Destes, 33 apresentaram trabalhos na MICTI, enquanto 4 participaram do Epromundo, evento que ocorreu simultaneamente e que se dedica à promoção de projetos inovadores. Além disso, 11 estudantes se destacaram no IF Cultura, uma vertente voltada para as apresentações culturais dos campi do IFC. A comitiva também contou com a presença de 13 servidores, que acompanharam as atividades e apoiaram os estudantes durante o evento.
Para a Diretora do Campus Rio do Sul, Paula Andrea Grawieski Civiero, a participação foi considerada excelente. Ela destacou a importância do evento para mostrar as potencialidades do campus, não apenas na pesquisa científica, mas também nas áreas de extensão e cultura. “Os alunos se destacaram de maneira impressionante em diversas áreas. Esse evento foi fundamental para que o campus e o IFC pudesse demonstrar a qualidade do trabalho desenvolvido por nossos estudantes e servidores, evidenciando o compromisso da instituição com a formação integral, oportunizando a expressão de diversas habilidades que entrelaçam a ciência, a tecnologia, a inovação, a cultura e a arte”, afirmou.
Os alunos do Campus Rio do Sul apresentaram projetos de diversas áreas do conhecimento, como engenharia, informática, ciências agrárias e educação. O evento também foi uma oportunidade para o intercâmbio de ideias e a construção de novas parcerias entre os participantes, estimulando a troca de experiências e o aprimoramento dos projetos.
A Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar é um evento anual, que reúne centenas de estudantes e profissionais. Para o IFC Rio do Sul, o evento foi uma oportunidade ímpar para evidenciar o talento e o empenho de seus alunos, consolidando o campus como referência em inovação e pesquisa científica no estado.