Evento está na segunda edição e abordou temas diversos sobre práticas pedagógicas buscando a inclusão de alunos divergentes
O Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul foi palco do seminário sobre neurodivergência, que atraiu mais de 150 participantes, incluindo alunos, professores, profissionais da saúde e interessados no tema. O evento, promovido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), ocorreu nesta sexta-feira e teve como objetivo promover a discussão e a conscientização sobre as diferentes formas de neurodiversidade, como autismo, TDAH, dislexia, entre outras.
A abertura do seminário contou com a presença da professora Isabel Muller, diretora de ensino, que ressaltou a importância de criar um espaço inclusivo e acolhedor. “Precisamos entender e valorizar as diferenças. O conhecimento é fundamental para desmistificar preconceitos e promover a inclusão”, afirmou.
As palestras abordaram temas variados, desde as nuances do autismo, ansiedade, até estratégias pedagógicas para apoiar alunos neurodivergentes em ambientes educacionais. A primeira palestra foi com a psicóloga Michele Kreich, que abordou a Ansiedade Infantil, como a escola pode ajudar. A pedagoga Gabriele Goede, apresentou uma proposta de material adaptado, sendo uma possibilidade para inclusão escolar. Na parte da tarde o psicólogo Renato Raimundo falou sobre o TEA no ambiente escolar. Para finalizar o evento, a professora Isabel Muller trouxe os relatos da maternidade atípica.
Ao final do dia, os organizadores do seminário expressaram satisfação com a participação e o engajamento do público. “O sucesso deste evento demonstra que a sociedade está cada vez mais disposta a discutir e aprender sobre neurodiversidade. Esperamos que esse seja apenas o começo de uma série de iniciativas para promover a inclusão”, concluiu a professora Tatiana Escobar.
O seminário do IFC de Rio do Sul não só destacou a importância da neurodiversidade, mas também reforçou a necessidade de uma educação e uma sociedade mais inclusivas, onde todas as formas de ser e de aprender sejam respeitadas e valorizadas.